O Que É Growth Hacking

O mundo do Marketing é enorme e nesse artigo vou te contar o que é Growth Hacking e como ele é importante para o crescimento do seu negócio.

Fique atento às novidades do seu campo de atuação

Para todas as áreas do conhecimento, é essencial se manter atualizado. Se você trabalha com marketing e vendas, você deve saber que uma estratégia pode ser responsável pelo fracasso, pela estabilidade ou pelo crescimento do seu negócio. E se você é do tipo de profissional que quer ver o seu negócio tomar dimensões não antes imaginadas, o Growth Hacking é algo que precisa de sua atenção.

Você quer ver o seu negócio alavancar? Fica de olho no conteúdo deste artigo

 

O Que É Growth Hacking

Antes de entender o que é Growth Hacking, tem gente que curte saber o real significado das palavras e termos originados em outro idioma. Tem gente que nem curte tanto isso, mas acha importante saber o significado do que se fala, antes de entender como aquele termo será aplicado na sua área. Growth, em inglês, significa crescimento.

“Opa, crescimento… A gente já começa gostando!”

Hacking, por outro lado, possui alguns significados. O mais comum deles é de alterar o funcionamento padrão de um sistema para amplificar ou melhor adequar às suas necessidades.

É nesse sentido de Hacking que mora o pulo do gato

Para entender o que é Growth Hacking com o sentido mais voltado para a área de Marketing, Empreendedorismo, Vendas e Estratégia, basta juntar o significado de Growth com o sentido de Hacking que foi falado. Ou seja, com isso tudo que já te contei até aqui, “Growth Hacking” é uma técnica voltada e com intenção de crescimento que, aplicada de forma inteligente, produz uma melhora crescente de algo. Esse o motivo pelo qual o Growth Hacking interessa empreendedores, marketeiros e visionários.

Essa é uma área voltada para o alcance do progresso e do sucesso

O Growth Hacking vem sendo bastante usado por empresas em geral. Contudo, esse processo tem sido ainda mais utilizado por startups. Devido à estrutura dessas empresas e pelo fato de que precisam apresentar um rápido crescimento para que possam se manter no mercado, startups têm investido em estratégias mais incisivas e criativas.

Vale à pena descobrir o que é Growth Hacking e estudá-lo mais a fundo

O trabalho de um Growth Hacker envolve múltiplos conhecimentos e a capacidade de unir todos eles dentro de uma estratégia

 

O Que e Growth Hacking Digital - O Que É Growth Hacking
O trabalho de um Growth Hacker envolve múltiplos conhecimentos e a capacidade de unir todos eles dentro de uma estratégia

 

Trabalho De Um Growth Hacker

Ao contrário do que você pode estar imaginando, muitos empreendedores ainda não sabem o que é Growth Hacking. Os profissionais sabem e possuem estratégias para aumentar suas vendas. Por outro lado, boa parte desses profissionais sequer ouviram falar de Growth Hacking. Portanto, caso você esteja vendo esse termo pela primeira vez na leitura deste artigo, não precisa se desesperar achando que foi o último a ficar sabendo o que é Growth Hacking.

Importante agora é focar para entender como isso pode ajudar o seu negócio

Tendo em mente o que já foi falado até aqui, o Growth Hacking é uma técnica, colocada em prática através de estratégias de sucesso, que visa a melhora e o crescimento do seu negócio. Mas ainda pode restar uma dúvida a respeito do assunto, que é saber “como o profissional especializado em desenvolver essas estratégias trabalha”.

Em geral, o trabalho do Growth Hacker envolve uma base de conhecimentos ampla. São exemplos desses conhecimentos:

  • Psicologia do consumidor
  • Marketing de estratégias
  • Criatividade
  • Empreendedorismo
  • Conhecimentos do Marketing Digital, como Inbound Marketing, SEO, anúncios, entre outros.

Os conhecimentos se reúnem para explicar o que é Growth Hacking

Através dos conhecimentos acima citados, o profissional do Growth Hacking desenvolve estratégias criativas que visam facilitar e aproximar a relação entre empresa (entenda-se valores, reputação e produtos) e o consumidor. Essas estratégias também têm por fim, de certa maneira, melhorar a forma como o consumidor pensa e enxerga uma determinada empresa. Ou seja, elas definem o porquê um consumidor escolhe a sua empresa e não as outras.

E muitas vezes isso nem passa pela parte racional do consumidor

Sim, é isso mesmo. Um trabalho de um bom Growth Hacker é capaz de modificar o olhar e a percepção de variados tipos de consumidores com relação à sua empresa ou produto. E isso faz com que você saia na frente das demais empresas e se destaque.

Para quem não conhece mais profundamente, isso tudo seria uma simples estratégia de marketing…

…Só que não. É Growth Hacking mesmo

Em termos gerais, no processo de Growth Hacking, o profissional desenvolve estratégias variadas e as testa. Tudo passa, inicialmente, por uma análise de dados estratégicos que vão guiar cada pequena estratégia de crescimento. E cada estratégia, por consequência, tem um ciclo de vida diferente.

A título explicativo e para facilitar o entendimento, na montagem da sua estratégia, um Growth Hacker leva em conta alguns pontos:

  1. Listagem dos objetivos e metas

Onde e quais resultados a empresa quer alcançar. Essa lista é feita com uma ordem de prioridade dentro da lógica e dos objetivos da empresa.

  1. Análise de dados

É preciso conhecer como a situação da empresa está a fim de saber a proporção dos resultados de cada teste futuramente.

  1. Módulo de alavancagem

É a forma pela qual a futura estratégia será moldada, saber os meios que serão utilizados para descobrir o “problema” a ser resolvido e ter esse módulo claro dentro de todo processo.

Os processos são complexos e você entende que a intenção e a estratégia é crescimento quando entende o que é Growth Hacking

Convoque sua equipe para dar ideias, anote todas elas num papel e as selecione por ordem de prioridade é o que sugere parte do processo do Growth Hacking.

 

Trabalho De Um Growth Hacker - O Que É Growth Hacking
Convoque sua equipe para dar ideias, anote todas elas num papel e as selecione por ordem de prioridade é o que sugere parte do processo do Growth Hacking

 

Ciclo de vida do Growth Hacking

Passada a etapa inicial e depois de definidas as estratégias de sucesso e crescimento da sua empresa, cada uma dessas estratégias terão um ciclo, um tempo de vida. Essa “próxima etapa” é chamada de Ciclo de Growth Hacking.

Como funciona essa questão dos ciclos para entendermos o que é Growth Hacking?

Cada estratégia de crescimento tem 1 ciclo, que por sua vez é composto por 5 etapas. Ou seja, 1 ciclo é o próprio tempo de vida da estratégia. E suas etapas são:

–      Brainstorming

O ciclo do brainstorming é aquele que vai estimular o pensamento e o debate. A intenção é criar um estoque de ideias viáveis para, futuramente, torná-las realidade dentro da empresa.

–      Prioridades

Depois de todas as ideias e seus detalhes devidamente anotados, para que sejam colocadas em prática, serão selecionadas as ideias por ordem de prioridade.

–      Documentação e Experimentação

Aqui, quando se tem uma clareza maior a respeito das ideias e intenções, é de extrema importância anotar dados (qualitativos e quantitativos).

Isso vai dar a noção que o Growth Hacker precisa para traçar um comparativo entre o antes e o depois daquela estratégia.

–      Testes

Na fase dos testes, a ideia é criar hipóteses para testar a funcionalidade e eficiência das estratégias. Em outras palavras, essa fase fornece aos interessados uma prévia de como aquela hipótese vai funcionar quando colocada em prática.

Como é um momento de testes, é importante que as hipóteses sejam bem executadas a ponto de mostrar resultados,  mas sem custar muito, afinal, é apenas um teste.

–      Análise de Resultados

Quando se fecha um ciclo de Growth Hacking, a ideia é saber se a estratégia deu os resultados de crescimento de fato. Mas não só isso.

Crescimento também é aprender com os erros. Portanto, é essencial tirar todo o aprendizado daquela tentativa para que os mesmos erros não sejam cometidos novamente.

Aqui se encerra um ciclo de Growth Hacking

A intenção em dividir o ciclo em etapas é controlar e mapear a efetividade de cada estratégia ou hipótese. Sendo assim, o sucesso da estratégia é uma progressão de sucessos de cada etapa do ciclo. Ou seja, ao final das 5 etapas, o Growth Hacker consegue perceber se aquela estratégia foi um sucesso e se ela de fato atingiu seus objetivos.

Por outro lado, travar em alguma etapa dos ciclos é indicativo de que aquela estratégia pode não ser a melhor naquele momento

A Ferramenta SemRush ajudará muito em sua analise, conheça mais em nosso artigo aqui no blog.

Posso Ser o Growth Hacker do Meu Próprio Negócio?

Depois de entender o que é Growth Hacking, é importante saber que o Growth Hacker é uma profissão em expansão e que várias pessoas estão se especializando nesse processo. Contudo, é possível que você mesmo seja o Growth Hacker do seu negócio. Inclusive, essa pode ser até a intenção que te traz a esse artigo. Para saber se você mesmo é capaz de criar estratégias de crescimento e aplicá-las ao seu negócio.

A resposta é sim, mas fique atento!

Além das dicas e explicações que te demos para te ajudar a entender o que é Growth Hacking, tenha em mente algo importante. Sempre preze por anotar tudo, do início ao fim, cada detalhe dos processos de Growth Hacking que você quiser testar. Isso faz com que as métricas de cada estratégia sejam as mais claras possíveis, assim você terá sempre mais controle sobre a situação.

Com estudo e dedicação, é possível você ser o Growth Hacker da sua empresa e vê-la crescer

Entender o que é Growth Hacking é ter noção de que o processo de crescimento exige muito planejamento e testes

 

Posso Ser o Growth Hacker do Meu Proprio Negocio - O Que É Growth Hacking
Entender o que é Growth Hacking é ter noção de que o processo de crescimento exige muito planejamento e testes

 

Exemplos e Táticas do Growth Hacking

Neste ponto, apesar de entender a ideia por trás do Growth Hacking, pode ser que você esteja sentindo falta de algo que torne tudo um pouco mais claro. Considerando que é algo novo para você e que muita gente não sabe o que é Growth Hacking, bons exemplos valem mais que mil palavras.

É sobre isso que vamos tratar neste tópico: exemplos

Exemplos são muito importantes para enxergarmos determinada teoria aplicada à realidade. Afinal de contas, pode ser que você esteja lendo esse artigo e se perguntando que tipo de poção ou magia você vai precisar fazer para alavancar o seu negócio. Mas não será preciso ser um grande bruxo para criar uma estratégia de Growth Hacking de sucesso.

É mais simples do que você pode estar imaginando

Ao ter noção de alguns exemplos e de saber como algumas grandes empresas administraram suas “crises”, sabe aquela “luzinha” que brilha acima da nossa cabeça quando temos uma ideia?

Plin! É ela mesmo que pode aparecer para você

  1. LinkedIn

A plataforma do LinkedIn tinha usuários cadastrados, mas ainda estava num ritmo lento de crescimento. Para resolver esse problema, a plataforma passou a permitir perfis públicos e não somente privados, como no início.

Dessa forma, os usuários com perfis públicos poderiam ser encontrados quando buscados no próprio site de busca do Google. Essa estratégia fez a plataforma dar um “boom”.

  1. YouTube

O processo de Growth Hacking do YouTube foi desenvolvido e, depois dele, o site culminou como sendo a 2ª maior plataforma de busca do mundo.

No caso do YouTube, o site criou e disponibilizou códigos de compartilhamento nos seus vídeos. A facilitação nesse processo de compartilhamento acabou gerando uma facilidade na viralização de vídeos e de uploads também.

A história do YouTube te ajuda a saber o que é Growth Hacking na prática

Além disso, o compartilhamento crescente tornou mais fácil o acesso a outros vídeos, visto que o site cria um looping de vídeos em que um procede ao outro e leva a conhecimento dos usuários múltiplos canais relacionados.

  1. DropBox

De acordo com a história da DropBox, conta-se que a empresa estava investindo em estratégias de marketing comum, como anúncios pagos, por exemplo.

Entenda o que é Growth Hacking através do exemplo da DropBox

O CEO da DropBox então decidiu fazer um vídeo descritivo, explicando como usar a plataforma. Esse vídeo era rápido (4 minutos), tinha caráter humorístico e era direcionado a usuários de uma plataforma de compartilhamento. Esse vídeo viralizou e foi responsável pelo aumento de mais de 100% do tráfego orgânico no DropBox em apenas uma noite. O que foi revertido também em novos cadastros, como consequência.

Essa é uma das estratégias de crescimento utilizadas pela DropBox

Outra técnica de Growth Hacking que o DropBox utiliza são os incentivos que geram vantagens aos usuários. Em troca, o usuário indica e-mails de pessoas conhecidas e amigos. Dessa forma, a empresa amplia a sua lista de e-mail, podendo atingir mais pessoas e, consequentemente, aumenta a sua chance de fazer mais cadastros e conversões.

Outras estratégias também podem ser usadas de maneira mais recorrente

  1. Mcdonald’s

Por volta de 1950, quando nem existia internet, por conta do contexto político-econômico da época, os EUA incentivaram o crescimento das cidades para dentro do território americano. Consequentemente, isso fez com que as próprias rodovias fossem repensadas estrategicamente para que tivessem um papel de facilitador importante nessa mudança.

O Mcdonald’s pensou em como poderia usar esse contexto para crescer

Para acompanhar essa mudança, a rede Mcdonald’s utilizou uma estratégia do Growth Hacking. A ideia era acompanhar esse crescimento instalando restaurantes nas rodovias. Assim, a empresa de fast food ficou conhecida nos 4 cantos do país, aumentando absurdamente o número de consumidores e clientes.

O engraçado é que, na época, ninguém sabia o que é Growth Hacking, sequer existia esse termo

 

Growth Hacking vs. Estratégias de Marketing

As empresas sempre investiram e investem tempo e dinheiro em estratégias para o próprio crescimento. Contudo, o que muitas pessoas podem não saber é que existem diferenças entre uma estratégia comum de marketing e o Growth Hacking.

Saber a diferença entre o que é Growth Hacking do que é Marketing Comum é a chave para fazer seu negócio crescer

A estratégia de crescimento de cada empreendedor vai variar de acordo com a natureza do negócio e com os objetivos de cada empresa. Apesar do exemplo da Mcdonald’s, atualmente se fala muito em estratégias de Growth Hacking aplicadas ao mundo digital por conta da facilidade de viralizações, compartilhamentos e por conta do alcance que uma única publicação pode ter.

Por isso que muitas empresas investem na criação de uma presença digital, principalmente depois que entendem o que é Growth Hacking

Esse investimento pode ser feito através do marketing mais comum, como investimento em anúncios pagos, por exemplo. Mas essas estratégias podem ser mais criativas, de forma que atinjam pessoas e consumidores de maneira orgânica. Muitas vezes de uma forma que eles nem percebem que trata-se de marketing.

Exemplos bastante utilizados por empresas são:

  • Marketing de Conteúdo

Disponibilizar conteúdo de qualidade e gratuito não só a usuários, mas também a qualquer pessoa que esteja navegando a internet.

Quantas vezes você descobriu algo interessante (e que você não fazia a menor ideia que existia) quando estava surfando livremente entre sites?

  • Incentivos

Oferecimento de vantagens aos usuários antigos, e novos, em troca do endereço do e-mail do interessado.

Isso faz com que a empresa tenha muito mais e-mails cadastrados na sua lista, podendo entrar em contato com usuários e até fazer vendas e conversões através deles.

Uma ótima ferramenta para ajudar no controle de email e envios é o LeadLovers.

  • Cliques para Compartilhamento

A ideia de disponibilizar um botão para que uma determinada informação seja compartilhada (através de vídeo, áudio, notícias, artigos, tweets, entre outros) facilita a vida do usuário.

Quanto mais simples for para alguém compartilhar uma informação com mais pessoas, maior a chance de algo se tornar viral.

Entende agora o que é Growth Hacking e como ele se difere do Marketing Comum?

As estratégias do Growth Hacking mexem com questões diferentes da venda pura e simples. E é isso que forma uma estratégia de sucesso. Quando ela fisga o seu objetivo principal, aquilo pode tomar dimensões grandiosas.

A ideia do Growth Hacking é mirar e acertar no crescimento da empresa

 

Resumo O Que é Growth Hacking

Growth Hacking é o processo de construção de uma estratégia de crescimento. E neste artigo, você encontrou várias informações e curiosidades importantes que vão te ajudar a entender o que é Growth Hacking e como tornar esse conhecimento numa prática dentro da sua empresa.

Apesar de muitos empreendedores ainda não terem ouvido falar desse termo, saber que ele existe e ficar atento às vantagens que ele pode trazer ao seu negócio é essencial.

Para entender mais o que é Growth Hacking, esse artigo te conta:

  • O Que é Growth Hacking
  • Trabalho De um Growth Hacker
  • Ciclo De Vida Da Estratégia de Growth Hacking
  • Exemplos e Táticas Do Growth Hacking
  • Growth Hacking vs. Estratégias Comuns De Marketing

Gostou das dicas desse artigo? Aproveita e conta nos comentários se você já tinha ouvido falar do Growth Hacking. Se não, conta o que você mais gostou de saber sobre ele. Compartilha também essa ideia  com os seus amigos do Empreendedorismo.

 

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Fabiano
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Empreendedor digital em marketing de afiliados e analista de sistemas como formação. Estarei compartilhando o máximo de informação para quem esta começando no mercado de afiliados.