O Que É Jornada Do Consumidor? Buyers Journey!

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Você sabe o que é Jornada do Consumidor? Ou Jornada de Compra? Se não sabe, esse artigo vai te contar do que isso se trata.

Sendo você profissional de marketing, empreendedor do seu próprio negócio ou ainda, se você estiver lendo esse artigo na posição de cliente, entender o que é Jornada do Consumidor é um ensinamento de vida e que vale a sua atenção.

A intenção desse artigo é deixar todo mundo bem informado

O mundo do Marketing é realmente muito grande. Ele possui inúmeros nomes específicos, termos, áreas de estudo, entre outros. Isso ganhou uma dimensão ainda maior com a internet em si e o crescimento do seu uso no dia-a-dia das empresas. Um dos assuntos mais relevantes a serem conhecidos é saber o que é Jornada do Consumidor. A verdade é que se a gente parar de estudar e de buscar novidades e atualizações, o risco de ficar para trás é muito grande. É como diz aquele velho ditado, “informação é tudo”.

Nesse artigo vamos te contar mais sobre o que é Jornada do Consumidor

Talvez você trabalhe na área (ou não), mas nunca tenha ouvido falar em Jornada do Consumidor. Talvez você já tenha ouvido falar sim, mas não deu a devida importância no momento (mas, por qualquer motivo que seja, agora é diferente e você quer saber o que é Jornada do Consumidor). Sendo qualquer dessas pessoas, se você chegou até aqui, existe algum motivo relevante.

Independente do que te traz aqui…

…Lembre-se qual é esse motivo, apegue-se a ele e acompanhe esse artigo até o final, pois as informações que ele carrega para te explicar o que é Jornada do Consumidor podem ser bastante relevantes para o seu crescimento como empreendedor, ou para o crescimento da sua própria empresa.

“É informação que você quer?”, então vamos a ela

 

O Que É Jornada Do Consumidor

Para saber da importância de entender o que é Jornada do Consumidor (também chamada de Jornada de Compra) é preciso perceber que, por trás do ato de compra em si, existem muitas questões envolvidas. Um consumidor, antes de ser consumidor, é uma pessoa que nunca se separa de vivências e que carrega uma carga psicológica. Muitos empreendedores e empresas, contudo, não levam isso em consideração no processo anterior ao da compra e é isso que motiva você a conhecer o que é Jornada do Consumidor.

Não adianta ficar forçando vendas, esse processo é muito mais complexo do que parece

A Jornada do Consumidor possui esse nome porque de fato é uma jornada com etapas e estágios. Afinal de contas, em geral, o processo de compra não acontece da noite para o dia. Num processo de compra, 57% da decisão é tomada antes de o consumidor procurar a empresa.

Por conta disso, saber o que é Jornada do Consumidor é tão importante

No início da Jornada de Compras, o consumidor nem sabe que tem uma necessidade. Quando ele realmente se der conta disso, ele vai pesquisar sobre suas dúvidas e problemas e buscar as soluções disponíveis no mercado. Por fim, toda essa jornada vai culminar na compra do produto para solucionar ou resolver uma necessidade que tenha surgido naquela pessoa.

A Jornada do Consumidor revela o que está por detrás do processo de compra

Tendo em vista esse cenário, o estudo e a teoria sobre o que é Jornada do Consumidor tem o objetivo de facilitar vidas. Tanto do empreendedor/empresa quanto do próprio consumidor.

“Como assim? Não entendi…”

Se pararmos para pensar, uma empresa que conhece melhor o seu cliente e seus potenciais clientes tem grandes chances de crescimento (um dos motivos em conhecer o que é Jornada do Consumidor). Por outro lado, o cliente que busca empresas que se atentam e valorizam mais a essas questões consegue fazer melhores compras, com mais certeza de que aquele será um bom investimento.

Saber o que é Jornada do Consumidor diminui a chance de erro para ambas as partes envolvidas

 

Importância Da Jornada Do Consumidor

Importancia Da Jornada Do Consumidor - O Que É Jornada Do Consumidor? Buyers Journey!
Uma das estratégias que pode agregar valor no seu negócio é saber como funciona a Jornada do Consumidor

 

Tendo em vista o que já foi falado até aqui, dá pra perceber a importância e o motivo de se dar atenção a estudos como o da Jornada do Consumidor. Primeiro para a empresa entender o que é Jornada do Consumidor em si. Depois, porque o empreendedor que entende esse processo consegue dedicar-se mais a conhecer o melhor consumidor e o mercado como um todo. Em geral, isso conduz a própria empresa a uma melhora.

Vou te explicar melhor sobre isso neste tópico

Quando uma empresa decide entender como funciona a persona do seu cliente, é possível fazer algumas mudanças positivas em vários dos seus aspectos. Listei aqui algumas vantagens de conhecer e estudar o que é Jornada do Consumidor:

  1. Aprender a Identificar o Melhor Momento Para Vender

Em geral, saber identificar o melhor momento para vender não é apenas questão de sorte e saber o que é Jornada do Consumidor faz você perceber melhor isso. As empresas realmente investem em estratégias e testes para aprimorarem suas vendas. Saber qual solo está sendo pisado representa uma habilidade de sanar as dúvidas dos consumidores antes da compra. E, inclusive, de descobrir qual o melhor momento para fazer uma venda.

Saber a diferença entre aquela “olhadinha” de quando a visita tem interesse de compra

Dependendo da forma como a empresa trabalha e das suas estratégias de venda, ela pode conduzir à decisão do consumidor. Seja para realizar a compra em si, fazendo com que ele decida dar um voto de confiança à empresa, investindo seu dinheiro num produto que promete resolver seu problema. Seja para desistir da compra, ou pior, da própria empresa. É por essas e outras que empresas que não conhecem o que é Jornada do Consumidor podem cometer erros bobos e desnecessários.

Vale a pena dar atenção ao que ensina e o que é Jornada do Consumidor

  1. Direcionar Campanhas

Nas publicidades e campanhas de marketing, por exemplo, o estudo mais aprofundado de quem será impactado com aquela propaganda faz a diferença. Dessa forma, principalmente ao conhecer o que é Jornada do Consumidor, a empresa consegue fazer campanhas mais direcionadas ao público correto.

Uma campanha de marketing pode ser a alma do crescimento do seu negócio

Por conta disso, quando você entender o que é Jornada do Consumidor, o investimento feito em propaganda torna-se mais coerente e com menos margem para erros. E além do que já foi falado, evita-se o desperdício de recursos e maiores chances de venda.

Aumentar a produtividade das campanhas é uma das vantagens de saber o que é Jornada do Consumidor

  1. Melhora o Relacionamento Com Clientes

Uma empresa que é conhecida por conhecer os seus clientes atuais e futuros têm maiores chances de crescimento. Isso ocorre porque, através desses estudos, conhece-se o mercado como um todo. Estudar o que é Jornada do Consumidor te auxilia com isso. E acredite, muitas vezes, as pessoas acham que o crescimento de uma empresa se deu em função do acaso, mas há sempre muito trabalho e dedicação envolvidos.

Portanto, arregaçar as mangas e estudar sua clientela é essencial!

Entender o problema pelo qual o cliente passa e saber solucionar todas essas dúvidas também é tarefa do seu negócio, juntamente com a venda propriamente dita. Sendo essa mais uma razão que justifica estudar e conhecer o que é Jornada do Consumidor. Até porque, na medida em que a relação da empresa com cada cliente se afina, cria-se, por consequência, uma relação baseada em confiança. O cliente sentirá que pode contar com o seu negócio, pois entende que ela estará disposta a ajudar com suas dores e dificuldades.

Nesse caso, o próprio consumidor também se beneficia com esse processo…

Uma vez que a empresa entende melhor o problema do consumidor, mais chance ela terá de resolver esse problema. Seja aprimorando os produtos em si, seja apenas explicando e resolvendo as dúvidas das pessoas. Nesse caso, quando uma empresa conhece o que é Jornada do Consumidor, o próprio cliente poderá ter vantagens, uma vez que fará compras mais certas e conscientes.

As relações de consumo se tornam muito melhores dessa forma

 

Estágios Da Jornada Do Consumidor

Estagios Da Jornada Do Consumidor - O Que É Jornada Do Consumidor? Buyers Journey!
Entender o que é Jornada do Consumidor pode ajudar a sua empresa a melhorar a relação com seus clientes

 

Com tudo que foi falado até aqui, já deu para ter noção da importância e quais são as ideias gerais sobre o que é Jornada do Consumidor. Inclusive, pelo que já foi dito, entendemos que esse processo é chamado de “Jornada”, porque de fato o consumidor percorre um caminho antes de chegar à compra em si.

Dedicaremos esse tópico a descrever qual é a Jornada do Consumidor:

–      Descoberta ou Consciência

Quando a gente entende o conceito e o que é Jornada do consumidor, o primeiro estágio a ser estudado é o da descoberta. Aqui, o consumidor não faz ideia de que futuramente vai comprar algum produto. Esse estágio possui esse nome porque há de fato uma descoberta e uma conscientização do problema e da dor do consumidor. Ele está simplesmente vivendo a sua vida normalmente, quando faz alguns questionamentos ou reclamações. Como, por exemplo:

“Esse salário não está sendo o suficiente, gostaria de tirar uma renda extra”

“Gostaria de me dedicar a aprender mais sobre… (qualquer assunto)”

“Estou sem tempo de fazer exercícios”

Esta etapa trata-se simplesmente de uma pessoa comum, mas com potencial de se tornar um consumidor. Por conta disso, essa pessoa é chamada de “contato frio”. Ao estudar e conhecer o que é Jornada do Consumidor, você vai entender que a razão para esse nome é devido ao fato de que a pessoa está apenas conhecendo o problema. Portanto, não há uma consciência formada a respeito disso de que um produto no mercado poderá resolver um problema. Contudo, um consumidor frio pode se tornar um consumidor quente.

Entender o que é Jornada do Consumidor te ajuda a “esquentar” o consumidor

–      Pesquisa

Depois de sinalizar para si mesmo, perceber que existe um problema e querer uma solução, o consumidor frio passa a ser um consumidor morno. Na medida em que ele for pesquisando melhor sobre o assunto, essa pessoa irá se tornar um consumidor quente. Isso acontece porque (e quando) essa pessoa sai do estágio de descoberta do problema para o estágio de pesquisa. O motivo de entender o que é Jornada do Consumidor é criar a consciência desse processo.

Nesse processo, o consumidor descobre possíveis soluções para suas dores

A verdade é que a pesquisa feita pode dizer muito para onde o consumidor vai caminhar dali para frente. Uma empresa atenta e que sabe o que é Jornada do Consumidor entende que antes da venda, existe estágios a cumprir para com o futuro cliente. Inclusive faz parte do processo de aquecer aquele consumidor (e isso vai facilitar futuramente as próprias vendas). Auxiliar as pessoas através de informações é muito importante. Ou seja, a própria empresa ajudará o futuro cliente a entender suas dores, explicando muitas dificuldades de maneira gratuita.

Uma empresa não investe em redes sociais porque é modinha

Jornada do Consumidor para criar a presenca digital do seu negocio - O Que É Jornada Do Consumidor? Buyers Journey!
Independentemente do seu campo de atuação, é válido conhecer o que ensina e o que é Jornada do Consumidor para criar a presença digital do seu negócio

 

Muitas empresas realmente acreditam e veem resultados advindos do trabalho que fazem na internet, desenvolvendo conteúdos online e gratuitos. Ao produzir artigos, vídeos e podcasts, por exemplo, a empresa cria sua presença digital. Só de conhecer o que é Jornada do Consumidor, essas e outras técnicas de marketing podem ser aprendidas.

Uma das técnicas usadas para ajudar o cliente comprar é chamada de técnicas de persuasão e vendas, clique aqui e saiba mais.

Isso valoriza a forma como as pessoas enxergam sua empresa

Investimentos como esses podem tornar a empresa uma referência. Não só pelo produto em si, mas pelas relações criadas com atuais e futuros clientes. Se um conteúdo é produzido com qualidade, ainda que a pessoa demore de se tornar cliente, aquela lembrança ficará presente na memória do consumidor para quando chegar a hora da compra. Entender o que é Jornada do Consumidor ajuda sua empresa, porque o consumidor vai querer comprar com quem melhor resolver as suas dores e problemas.

Isso justifica a importância em entender o que é Jornada do Consumidor

–      Comparação

Estudando mais sobre o que é Jornada do Consumidor, você vai perceber que a fase da comparação faz parte do processo. Ela ocorre quando a pessoa já superou os dois primeiros estágios da jornada. Aqui, ela já se tornou um consumidor consciente do que quer e de que pretende comprar algo. Contudo, esse consumidor ainda tem algumas dúvidas a respeito de qual empresa contratar ou, dentre os produtos ofertados no mercado, qual deles escolher.

“Afinal, diante de tantas ofertas, como escolher a melhor para mim?”

A fase da comparação reafirma a importância das empresas possuírem uma presença digital. Na fase de pesquisa, o futuro cliente passa a conhecer o negócio e os benefícios daquele produto. Quando você conhece o que é Jornada do Consumidor, você passa a entender que essa fase de pesquisa é responsável por marcar a memória do consumidor. Afinal de contas, uma relação de confiança poderá ser criada a partir dali. Já na fase de comparação, seu futuro cliente, vai retornar à sua loja ou à sua plataforma com outros olhos. Dessa vez, com olhar de consumidor de fato, que quer pagar pelo seu produto e pelos benefícios que ele possui.

Na fase da comparação, olha-se preços, garantias, a idoneidade, entre outros…

–      Compra ou Aquisição

Depois de tanto ter caminhado até o momento da compra, finalmente essa hora chegou. Depois de tantas dúvidas e comparações, é o momento em que a pessoa se torna um consumidor de fato. Saber o que é Jornada do Consumidor é entender que a compra é um processo bem mais complexo do que muita gente imagina.

Por isso, simplificar seria reduzir todo esse processo à fase de compra

A decisão de compra do cliente leva em consideração todos os fatores que aconteceram nas etapas anteriores (por isso é legal conhecer o que é Jornada do Consumidor). Depois da criação de consciência de que um problema existe, das pesquisas e mais pesquisas a respeito do assunto e da comparação entre as opções disponíveis no mercado, a decisão da compra vem mais simples quando os outros estágios conduzem para ela.

Entender o que é Jornada do Consumidor para dominar todas as fases do processo

–      Retorno ou Retenção e Avaliação

Dificilmente a intenção das empresas é a venda pura e simples. Visto que empresas estão sempre se reinventando e atualizando seus produtos, a intenção mesmo é a de que o consumidor se mantenha ali, acompanhando e participando de todas as novidades. Por conta disso, saber que existe e entender o que é Jornada do Consumidor auxilia no seu negócio.

Por isso, existe essa fase de Retorno da Jornada do Consumidor

Sem parar por aí, as empresas também devem lembrar-se de dar atenção a conhecer a experiência final do cliente, se ele saiu satisfeito e se tudo correu como esperado. Afinal de contas, um cliente satisfeito terá sempre feedbacks positivos sobre determinada empresa ou serviço. Fora que, caso sua empresa esteja em alguma plataforma online, por exemplo, saber qual o nível de satisfação de outras pessoas muitas vezes é fator de desempate na hora da escolha entre qual empresa contratar (fase de comparação).

Saiba o que é Jornada do Consumidor para sair na frente dos seus clientes

 

Resumo do artigo O Que é Jornada do Consumidor

Parte da decisão de compra acontece antes do consumidor visitar uma loja ou estabelecimento comercial. A Jornada do Consumidor é um processo pelo qual qualquer consumidor passa antes e até o final da compra. Entender o que é Jornada do Consumidor e saber como dominar esse processo pode ser o que sua empresa precisa para desbancar a concorrente.

Apesar de muitos empreendedores ainda não terem ouvido falar desse termo, ou ainda que muitos não tenham dado a devida importância a ele, saber que ele existe pode trazer ao seu negócio muitas vantagens.

Para entender mais o que é Jornada do Consumidor, esse artigo te conta:

  • O Que é Jornada Do Consumidor
  • Importância Da Jornada Do Consumidor
  • Estágios da Jornada do Consumidor

Gostou das dicas desse artigo? Aproveita e conta nos comentários, agora que você sabe o que é Jornada do Consumidor, qual será o grau de importância que sua empresa vai dar para conhecer melhor seu cliente. Aproveita e também compartilha essa ideia com os seus amigos do Marketing.

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Fabiano
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Empreendedor digital em marketing de afiliados e analista de sistemas como formação. Estarei compartilhando o máximo de informação para quem esta começando no mercado de afiliados.

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