Programa de Afiliados: Entenda Detalhe Por Detalhe

Ganhar dinheiro online é facilitado quando você sabe o que é programa de afiliados e como funciona. Veja este artigo para tomar seu primeiro passo.

“Mas como fazer isso? É só para grandes influencers.”

Por muito tempo, também acreditei que só se poderia ganhar dinheiro na internet se conseguisse milhões de seguidores em alguma rede social. Ou se tivesse um número expressivo de acessos. Mudei esta ideia depois de conversar com um amigo sobre programa de afiliados. Ele me contou que seu blog (na qual ninguém sabia que ele tinha) estava lhe proporcionando boa renda. O blog não tinha acessos exorbitantes e, mesmo assim, trouxe dinheiro. Isso se deve, principalmente, à participação dele em programa de afiliados.

Não é necessário ter vários seguidores.

Muitos pensam que para participar de programa de afiliados é necessário ter vários seguidores. Esse amigo me explicou que qualquer um pode ganhar dinheiro com o programa de afiliados. Não é necessário ser blogueiro de sucesso para conseguir remuneração por meio do programa. Um usuário comum pode também conseguir lucrar com ele.

Quem não tem experiência pode começar hoje mesmo

O programa de afiliados é um dos melhores meios de fazer dinheiro na internet atualmente, independentemente da plataforma utilizada para divulgação das URLs. Nesse artigo, vou te mostrar como é possível ganhar dinheiro com programa de afiliados, mesmo sem milhões de seguidores.

 

O Que é Programa de Afiliados?

Programa de afiliados é um modo de ganhar dinheiro pelas vendas obtidas através de um link específico.

Talvez o termo “programa de afiliados” soe estranho, mas é algo comum na websfera e você deve ter ouvido falar, mas não compreende bem como funciona. Por exemplo, quando falamos em monetizar por meio do AdSense, estamos nos referindo a um passo importante do programa de afiliados utilizando as ferramentas Google.

Você usará o AdSense na estratégia do programa de afiliados

Outro exemplo é quando algum produtor de conteúdo pede à sua audiência que clique em um link pois isso ajuda a manter a produção. Ao acessar aquele link e comprar um produto, que foi gerado por um programa de afiliados, o produtor ganha uma comissão.

Cada afiliado tem um link diferente para identificar as comissões

No site de afiliados, há um catálogo de produtos que podemos fazer divulgação. Ao selecionamos um produto desse catálogo no programa de afiliados, geramos uma URL. Cada endereço é único de cada produto e afiliado. O que significa dizer, por exemplo, que o link que João usa para divulgar um curso de autoconhecimento é diferente do link que Carla utiliza para promover o mesmo curso.

E agora descubra como vivem afiliados…

Para venda realizada a partir do clique do link exclusivo, o afiliado ganha uma comissão dada pelo programa de afiliados. É dessa comissão que muitos produtores de conteúdo vivem. Entendeu como a audiência ajuda o produtor a produzir seu conteúdo?

“Você não disse que não precisava ser blogueiro para ganhar dinheiro com programa de afiliados?”

Sim, disse e é verdade. Não é necessário ser um produtor de conteúdo para participar do programa e se beneficiar com ele. Existem dois grandes grupos de afiliados.

 

Tipos de Afiliados do Programa de Afiliados

Existem 10 especialidades de afiliados e cada especialidade tem características próprias, o que as torna bem distintas. No entanto, é possível dividir os afiliados em dois tipos principais: afiliado autoridade e afiliado árbitro.

 

Afiliado Autoridade

O programa de afiliados do tipo autoridade deve trabalhar para criar um bom volume de audiência. Para isso, ele deve criar conteúdo relevante para um nicho específico, desenvolvendo credibilidade diante daquele público, amplificando assim sua participação no programa de afiliados.

Isso pressupõe trabalho contínuo e a longo prazo no programa de afiliados. Para que o afiliado conquiste autoridade no nicho, é preciso que ele produza conteúdo relevante com regularidade. A partir do momento que a autoridade for conquistada com seu público, a taxa de conversão de vendas será elevada no seu programa de afiliados, pois ao recomendar um produto, a audiência possui confiança nele.

 

Afiliado Árbitro

O afiliado árbitro trabalha seu programa de afiliados usando mais campanhas, o que significa dizer que sua venda ocorre, na maioria dos casos, durante a campanha. Ele normalmente tem de investir em “media pay” para divulgar sua url e a campanha, além de estar atento ao mercado e suas novidades.

Percebam que não se trata de um afiliado “blogueiro” e outro “não-blogueiro”, apesar de que o afiliado autoridade pressupõe criação de conteúdo e audiência. Esses tipos de programa de afiliados correspondem mais a que estratégias o afiliado adota para conquistar sua renda.

Para seguir um programa de afiliados, não precisa necessariamente de blog, é preciso ter contato com pessoas e entender as necessidades delas. É com base nessas necessidades que se oferece um produto com link de afiliado.

Sabendo o que é o programa de afiliados e quais são os tipos de afiliados, vou contar como funciona para entrar nesse universo.

 

Conheça o Curso Afiliado Organico e aprenda posicionar seu blog.

 

Como Participar do Programa de Afiliados?

Como Participar do Programa de Afiliados - Programa de Afiliados: Entenda Detalhe Por Detalhe

Entrar no programa de afiliados é dar o primeiro passo para liberdade financeira e rendimentos passivos. Prepare-se para ver suas finanças crescerem!

O programa de afiliados é um modo de conseguir comissão a cada venda que for feita a partir de uma URL gerada em um site. Esse URL(link) corresponde a um produto a ser divulgado pelo afiliado. O valor da comissão varia de acordo com a quantidade de vendas obtidas a partir de uma URL única. O afiliado pode ser tanto de uma rede de empresas que oferecem o programa quanto de uma loja específica.

Existem diversas redes de empresas que oferecem programa de afiliados. As melhores no Brasil são a Hotmart e a Monetizze.

Descubra a diferença entre os melhores programas de afiliados

Também existem empresas, como a Saraiva e a Amazon, que possuem programa de afiliados próprios. Nesse caso, não é uma rede de empresas com produtos diversificados, mas de produtos disponíveis somente naquelas empresas. Após a conclusão do cadastro, é liberado o acesso a um catálogo de produtos das mais variadas empresas.

Programa de afiliados existe tanto para produtos físicos e digitais

É necessário solicitar filiação para os produtos que interessem ao seu público e não precisa ser influencer para ter público e bons rendimentos num programa de afiliados. Seus amigos do Facebook, por exemplo, podem se tornar sua audiência e, se aceito o pedido, será liberado uma url exclusiva de sua conta. É esse link que, quando clicado, vai gerar uma comissão.

Seu Facebook pode ser seu primeiro real (ou R$1000)

Mas antes de sair se cadastrando em programa de afiliados, achando que é só entrar no site da empresa e distribuir links a rodo – exceto se quiserem transformar a oportunidade de ganhar dinheiro em spam – vou detalhar como selecionar os produtos e como divulgá-los de forma adequada.

 

Como Divulgar Produtos em Programa de Afiliados

Os produtos oferecidos variam de acordo com o programa de afiliados escolhido. Em empresas específicas, pode-se selecionar os produtos distribuídos naquelas empresas. Já no caso de programa de afiliados de rede de empresas, a variedade de produtos é maior.

“Quanto mais opção, melhor. Então já vou fazer minha conta numa rede de empresas!”

Acredite nisso que você vai arrasar…

… no fundo do poço!

Ser afiliado de uma rede de empresas meramente para ter mais acesso a mais tipos de produtos não significa maior volume de vendas. Como falei anteriormente, é necessário criar o cadastro no programa de afiliados, escolher os produtos e solicitar filiação neles. Pedir filiação não garante que você vai poder divulgar aquele produto.

Mas e se você for reprovado no seu pedido…?

Mas vamos supor que você pede filiação em todos os produtos que vê pela frente e são todos aceitos. Como montar uma estratégia eficiente de vendas para cada produto em seu programa de afiliados? O excesso de opções pode arruinar os seus negócios. Temos a ilusão de que quanto mais opções, melhor, mas isso não é uma lei.

Ter muitas opções diminui as vendas por complicar a tomada de decisão do cliente.

Ter um leque muito vasto de produtos pode ser o terror ainda maior para um programa de afiliados árbitros, porque como não se tem uma audiência específica e volumosa, a indecisão de qual produto promover pode dominar. Para conquistar cliques é de fundamental importância escolher bem os seus produtos. A boa seleção daquilo que pode vir a ser promovido possibilita ao afiliado determinar estratégias eficientes para a divulgação das URLs.

Então vou te ajudar a selecionar os seus produtos…

 

Como Selecionar Produtos?

Para escolher corretamente os produtos, é importante conhecer bem a sua persona.

A persona é o personagem criado por nós (essencial para programa de afiliados). É ela que temos de convencer a clicar na nossa URL. Diferente do público alvo, que são um conjunto de dados gerais sobre os potenciais consumidores, a persona é um “humano” determinado, com idade, sexo, ocupação e problemas (talvez sua persona até trabalha com programa de afiliados).

Como Selecionar Produtos de afiliados - Programa de Afiliados: Entenda Detalhe Por Detalhe

Quando se tem intimidade com sua persona, você sabe dos seus problemas e que produtos ela precisa. Daí a criação da persona é fundamental, independentemente do tipo de afiliado que se é.

Para o programa de afiliados árbitro, é importante de saber para quem se dirige a campanha, para que o diálogo entre afiliado e público aconteça. Já para o afiliado autoridade, a persona possui fundamental importância, pois é para ela que o afiliado deve ter relevância.

Criação de persona tem muita importância para estratégias de marketing

Entender seu publico é um dos fatores para aumentar suas venda, entenda mais sobre a Jornada do Consumidor.

Tipos de produtos

Os produtos disponíveis variam de acordo com o programa de afiliados.

Existem tanto rede de empresas que tem programa de afiliados quanto empresas que possuem programas de afiliados próprios. Os produtos podem ser de dois tipos: físicos ou digitais.

Produtos físicos no programa de afiliados são…

Produtos físicos são aqueles que a sua audiência, ao adquirir, vai receber no conforto do lar, numa caixa de papelão cheia de plástico bolha (estourado, porque os Correios não ligam para a diversão de quem gosta de estourar as bolhinhas).

Atualmente, existe a ideia de que não se compra mais tantos objetos físicos e que, em breve, o mundo será todo digital. Não caiam nessa lenda! Os produtos físicos vão permanecer bastante consumidos, principalmente com programa de afiliados. Existem diversas pessoas que não se adaptam a diversas plataformas virtuais e, além disso, já parou para pensar em como as pessoas ostentam? Elas ostentam aplicativos ou cursos on-line? Não, elas ostentam coisas físicas: desde canetas a carros, é tudo físico.

Não se filiar a produtos físicos em programa de afiliados por achar que eles não vendem é ilusão.

Não basta apenas ao afiliado oferecer produtos físicos aleatórios, pois as pessoas possuem necessidades específicas. Por isso, é preciso conhecer a persona que clicaria nos seus links de produtos do programa de afiliados.

Mulher, Rosilda, 27 anos, freelancer, dificuldades de organização…

Se a sua persona, por exemplo, é a Rosilda de 27 anos, que iniciou recentemente a carreira de freelancer e possui dificuldades para organizar seus trabalhos, é preciso indicar a ela produtos que resolvam seu problema. Nesse caso, falar que usar planner pode ajudar a organizar o dia a dia com alguns links do seu programa de afiliados de agendas que podem ser adquiridas por ela é uma boa estratégia.

Produtos digitais para programa de afiliados…

Produtos digitais são aqueles produzidos e distribuídos virtualmente. Isso inclui eBooks, cursos online, músicas, aplicativos, fotos, podcasts…

 Infinitos formatos!

A vantagem dos produtos digitais para programa de afiliados em comparação com os físicos é que aquilo que é consumível virtualmente tende a ser mais prático. Não há taxas adicionais de entrega, nem espera pela chegada do produto. Além disso, o que é virtual não ocupa espaço material.

É possível levar um Paulo Coelho no bolso, basta ser um ebook no programa de afiliados.

Tal como os livros físicos, não existe um formato de produto digital em programa de afiliados que é melhor de vender. O que existe são produtos que solucionam os problemas de sua persona.

Vamos supor que a persona é um homem de 45 anos, possui emprego estável, casa, carro e família e se chama Roberto. Ele, apesar de tudo, sente um enorme desconforto com a vida que tem levado, mas não sabe identificar o que precisa mudar em sua vida. Um curso online de autoconhecimento direto do seu catálogo do programa de afiliados pode ajudá-lo a compreender o que não está certo na sua vida.

Você pode divulgar o link desse curso em seu programa de afiliados!

Conhecendo os problemas de sua persona e quais são os meios para a resolução deles, agora é hora de divulgar a solução – que serão os produtos que você conseguirá filiação.

 

Como Divulgar Produtos em Programa de Afiliados?

A divulgação dos produtos do programa de afiliados pode ser feita tanto por redes sociais quanto por listas de email. A escolha do meio de divulgação deve ser feita tendo como base a sua persona no seu programa de afiliados. Se é adolescente, é interessante divulgar os produtos pelo Instagram e YouTube.

Se for adulto, o email provavelmente será mais eficaz.

Para a boa divulgação de produtos, não basta escolher a(s) plataforma(s) e espalhar as suas URLs: é preciso usar suas armas com sabedoria. Para isso, é preciso chamar a atenção de sua persona e criar um diálogo com ela. Essa conversa pode ocorrer por meio de uma frase engraçada ou um post sobre algo da vida cotidiana, ou uma resenha do produto do seu programa de afiliados.

Não deixe  que a divulgação pareça uma propaganda forçada!

Já estou sendo chato com essa insistência em pensar na persona, mas é o modo mais eficiente de fazer a divulgação do seu link do programa de afiliados sem parecer “clica nesse link para comprar x produto”. Mesmo usando media pay, é importante que a mensagem seja uma estratégia de convencimento em seu programa de afiliados. Parece difícil, mas será se você entender as necessidades de quem poderia adquirir o produto.

É possível ainda fazer divulgação de seu link de afiliado por meio de anúncios.

 

Comissões em Programas de Afiliados

Comissões em Programas de Afiliados - Programa de Afiliados: Entenda Detalhe Por Detalhe

Aqui começa a bagunça. Cada empresa e cada produto tem sua regra de quantos porcentos é a comissão em seu programa de afiliados.

A porcentagem aparece ao selecionar o produto oferecido pelo programa de afiliados no catálogo. Normalmente a comissão varia entre 10% e 30% do valor do produto, mas isso não é regra. A Hotmart e a Monetizze, por exemplo, possuem variação de 40% a 60% de comissão para afiliados.

 

BÔNUS: Otimize Sua Estratégia de Divulgação de Produtos

Otimize Sua Estratégia de Divulgação de Produtos - Programa de Afiliados: Entenda Detalhe Por Detalhe

Paola pesquisou muitas informações sobre programa de afiliados, se cadastrou em um programa, conseguiu filiação em alguns produtos, divulgou seus links em diversas plataformas e conseguiu vendas. De onde vem as vendas de Paola?

Correto, do link. Mas onde a URL foi clicada?

Existe um truque muito simples para se rastrear de onde vem os acessos em seu programa de afiliados. Ao final do seu link de afiliado, coloque ?src=[nome da plataforma de divulgação].

Por exemplo, vamos supor que um produto que Paola divulgou tem como link amominhamae.com/123 e que ela compartilhou essa URL do programa de afiliados em diversas plataformas, inclusive WhastApp.

Para rastrear de onde vem os acessos do WhatsApp, ela deveria ter colocado amominhamae.com/123?src=whatsapp e compartilhado esse link modificado somente pelo WhatsApp, e assim sucessivamente com as demais plataformas.

Desse modo, é possível ver no site do programa de afiliados, no menu “vendas por origem”, o gráfico indicando quando o link foi acessado e por qual plataforma.

Esse modo de rastrear é correspondente SOMENTE ao link de página de vendas em seu programa de afiliados. Há programas de afiliados que tem produtos com duas ou mais URLs. Essas outros links são chamado de páginas alternativas.

Com os dados do rastreamento, é possível identificar melhor onde seu público está na internet. Isso é importante porque cada programa de afiliados exige um modo diferente de divulgação. O WhatsApp pede um texto curto, de fácil assimilação e que tenha apelo para o compartilhamento. Já no Instagram, um bom modo de divulgar é colocando links no stories, onde a audiência arrasta o dedo na tela para acessar a URL.

Ainda possui alguma dúvida sobre o funcionamento do programa de afiliados?

Comente que sanarei suas dúvidas.

E para aqueles que, depois desse post, ainda têm medo de entrar em um programa de afiliados, quero saber o que os impede de começar a ganhar dinheiro agora!

Confira outros artigos em nossa categoria de Dicas no blog Fonte dos Afiliados.

Tags: | | | | | |

Conteúdo Vip

Insira o seu endereço de email abaixo para receber gratuitamente as atualizações do blog!

Não enviamos spam. Seu e-mail está 100% seguro!

About the Author

Fabiano
Fabiano

Empreendedor digital em marketing de afiliados e analista de sistemas como formação. Estarei compartilhando o máximo de informação para quem esta começando no mercado de afiliados.