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Qual sua pesquisa sobre quanto custa anunciar no Google? Google Adwords (Ads) é onde seu anúncio encontra seu cliente! Entenda os preços e economize!
Nós temos algo incrível para você. Preparamos este rápido mas completo guia para te explicar quais caminhos você deve tomar para otimizar quanto custa anunciar no Google.
Sabe qual a mágica mais incrível da internet? É descobrir a fórmula para anunciar e ter um ROI (Retorno Sobre Investimento) maior do que o quanto custa para anunciar no Google.
E é exatamente sobre isso que vamos te mostrar aqui, principalmente para pessoas que falem de peito aberto “quero anunciar minha empresa no Google”.
Quanto Custa Anunciar No Google? Entre R$0,01 e R$100,00!
Ficou surpreso com o número acima sobre quanto custa anunciar no Google adwords(Ads)? A verdade é que vamos te mostrar dados reais sobre esses valores e você vai entender que, talvez e somente talvez, você esteja “pagando caro” quando a resposta para “quanto custa anunciar no Google” for 1 centavo. E, talvez, esteja pagando barato quando for R$100.
Fica aqui comigo e vou te mostrar como otimizar suas campanhas para máxima conversão (e menores custos!)
Primeiro, entenda um pouco sobre tráfego orgânico e tráfego pago para entender melhor quanto custa anunciar no Google!
Tráfego orgânico é bem simples de explicar. Artigos (como este) tem otimizações voltadas a ajudar a entender sobre o quê ele fala e a reduzir quanto custa anunciar no Google. Com essas otimizações, o Google te manda para o site correto com as informações que você procura. Ou seja, quando você chegou neste artigo, provavelmente pesquisou algo como:
- O que são anúncios
- Imóveis baratos na Lapa
- Como anunciar no Google
- Como Surpreender a Noiva
- Quanto custa para anunciar no Google
- Quero anunciar minha empresa no Google
- Quanto custa anunciar no Google Adwords
É, o esse da Lapa pareceu meio estranho, né? A gente aqui acha engraçado às vezes quando aparece algo assim, mas é um modo bem legal de para explicar quanto custa anunciar no Google de forma orgânica e de forma paga.
Quando alguém pesquisa sobre “imóveis baratos na Mooca” e cai nesse artigo, a pessoa sairá do artigo rápido, concorda comigo? Então o Google registra essa informação e reduz a quantidade de pessoas que chegam aqui procurando comprar ou alugar uma casa e esse é o dia a dia de quem procura reduzir quanto custa anunciar no Google Adwords para sua empresa.
Quando você permanece, o Google entende que é bom!
Então, quando você pesquisa sobre “como anunciar no Google” ou “quero anunciar minha empresa no Google” e encontra um artigo te explicando os detalhes (e valores) de quanto custa anunciar no Google “Adwords”, cada vez ficará mais fácil de seu artigo ser encontrado.
Porém, se você quer ter tráfego pago e resultados imediatos (o Google demora a confiar e ajustar seu tráfego no orgânico), então vamos começar nossa conversa falando de uma forma bem simples e rápida sobre…
O Que São Anúncios Do Google e Como Usar!
Vamos supor que você tem um produto (ou infoproduto) e quer saber quanto custa anunciar no Google. Ou, quem sabe, quer pedir sua esposa em casamento. Sabe aqueles jogos de futebol americano onde o pessoal tem o costume de pedir a noiva em casamento? Pois é, pagam em torno de $7 a $15 mil dólares lá no Husky Stadium.
Supondo que seu objetivo é conseguir pedir sua noiva em casamento e, ao mesmo tempo, espalhar seu amor (ou produto da sua empresa) para o máximo de pessoas possível, então o menor preço é algo a se procurar.
Você tem algumas opções tradicionais que não envolvem quanto custa anunciar no Google, como alugar um Fiat Uno com umas caixas de som e expressar seu amor:
Você também pode ir a algum evento público (como estádios de Futebol) ou até num restaurante. Tudo isso tem algo em comum com o quanto custa anunciar no Google porque o preço aumenta conforme a quantidade de pessoas que veem seus anúncios.
Você pode fazer várias perguntas aqui para começar a conectar bem esta ideia:
- Quanto custa anunciar (apenas) para 1 cliente? (Noiva)
- Quanto custa anunciar na festa de fim de ano da família? (50 pessoas?)
- Quanto custa anunciar naquele restaurante chique da cidade? (Maior Conversão)
- Quanto custa anunciar seu amor num outdoor por um mês? (Já vimos essa!)
- Quero anunciar minha empresa no Google? Por onde posso começar?
- Quanto custa anunciar num estádio de Futebol com 40 mil pessoas? (Uau, heim!)
- E, finalmente, quanto custa anunciar no Google? Essa é a opção “Todas as Outras”
Sabendo quanto custa anunciar no Google, você saberá muito bem o que pode fazer para anunciar para 1 pessoa, 10 pessoas, 1000 pessoas ou mesmo 1 milhão de pessoas. Cada clique ou visualização tem seu valor (e você pode otimizar isso).
Então, quando você decide anunciar no Google e fazer seu cliente te encontrar, é a mesma questão de pedir alguém em casamento: você precisa ter em mente que sua carteira tem um limite (R$) e, dependendo de quanto custa anunciar no Google, o cliente (noiva/namorada) precisará dar um sim ou será um esforço em vão, concorda?
Conseguiu entender a ideia de quanto custa anunciar no Google? Anunciar é se mostrar ao seu cliente.
Logo, conforme você se mostra a mais pessoas, maiores suas chances de ter seu produto comprado (ou casado) e menor fica o quanto custa anunciar no Google.
Porém, você não pode pedir qualquer desconhecida em casamento. As chances são baixas de uma desconhecida se casar com você. O que você precisa é encontrar o cliente ideal (noiva) e anunciar para essas pessoas. Por exemplo, se você vende carne, qual o sentido do seu anúncio ser mostrado para veganos, aumentando quanto custa para anunciar no Google?
É por esse motivo que vem a primeira super estratégia para ajustar quanto custa anunciar no Google…
Targeting: Encontrando Seu Cliente Ideal
Se você não tem muita experiência com marketing, não se preocupe que você saberá quanto custa anunciar no Google do mesmo jeito! O importante neste quesito, o targeting, é que você desenvolva seu olhar apurado de águia. Sabe a analogia de que a águia vê de longe sua presa e vai com foco total no resultado? Exatamente isso!
Você vai entender um pouco o conceito de persona.
Não Venda Pro Acre!
Se você é de São Paulo e tem um serviço de instalação de ar-condicionados, então percebe que não tem lógica anunciar para o Acre? O valor do quanto custa anunciar no Google Adwords para o serviço de ar-condicionado de SP (no Acre) é altíssimo! Afinal, serviços locais são locais e precisam da geografia a seu favor. No entanto, se você possui infoprodutos que precisa vender, então pode anunciar pro Acre sim.
Até infoprodutos precisam de cuidado no valor de quanto custa anunciar no Google no Acre!
Venda Pro Acre Sim!
Se você está vendendo um infoproduto, por exemplo, sobre “Melhores Praias do RJ!”, talvez não faça muito o interesse do Acre saber disso. Ou talvez faça. Sabe como descobrir? Vou te explicar rapidinho e melhorar seu entendimento do quanto custa anunciar no Google.
Primeiro, você sabe o que quer, certo? Vamos supor anunciar as melhores Praias do RJ para o Acre reduzindo o quanto custa anunciar no Google, mas você não sabe bem se o Acre se importa com as praias do RJ, então você pode ir no Google Trends e descobrir que tem poucos dados sobre as “melhores praias do RJ”.
Talvez isso seja porque você não está usando as palavras-chave corretas. Então, deixa te explicar o que são palavras chave para você saber melhor quanto custa anunciar no Google com as palavras-chave (keywords) corretas.
Quanto custa anunciar no Google com as keywords erradas custa caro…
Keywords, Acre e Reduzindo o Quanto Custa Anunciar No Google
Você já sabe pelo tópico anterior que tem pouco volume de pesquisas para “melhores praias do rj”, mas o que é isso? Um dos modos de saber o que você quer pelo Google (e modificar os valores de quanto custa anunciar no Google Adwords) é pela keyword que você utiliza. Nós, humanos, não temos noção do que as pessoas (milhões) pesquisam, então precisamos de ferramentas para descobrir quais keywords as pessoas pesquisam.
O Ubersuggest (recentemente gratuito) te ajuda a descobrir quanto custa anunciar no Google ao te mostrar qual melhor keyword usar.
Indo no Ubersuggest e colocando nossa keyword “melhores praias rj”, descobrimos várias keywords relacionadas (sabia que você anuncia pela keyword?) e vários valores e o quanto custa anunciar no Google Adwords para cada uma. O que te sugerimos é encontrar algo que seja legal (tenha ótimo CPC e volume de pesquisas).
Vamos te falar sobre CPC (Custo Por Clique) no próximo tópico: Pricing.
Continuando… colocando lá no Ubersuggest o local Portuguese/Brazil e a keyword “melhores praias rj”, temos a sugestão de que a palavra (keyword) “Praias do Rio de Janeiro” possui bastante pesquisas e tem um CPC baixo, ou seja, ótimo valor para quem fala “quero anunciar minha empresa no Google”, com boa resposta para o quanto custa para anunciar no Google.
CPC baixo é bom, significa que você vai pagar menos… mas sabe qual dos dois você pagará somente o necessário do quanto custa para anunciar no Google?
Pricing: Pagando Somente o Necessário
Vamos a um comparativo entre “Praia” e “Praias do Rio de Janeiro” para você entender como otimizar seus custos é simples (mas contra-intuitivo às vezes).
Lá no Ubersuggest, você tem o volume de pesquisas. Percebe que “Praia” tem 165 mil pesquisas por mês? Enquanto isso “Praias do Rio de Janeiro” tem 12 mil pesquisas. Além disso, “Praia” custa R$0,01 por clique enquanto que “Praias do Rio de Janeiro”, R$0,04. Já tá pegando a ideia de quanto custa anunciar no Google Adwords(Ads)?
Estamos falando de eficiência, ou seja, mostrar para as pessoas certas.
Quanto custa anunciar no Google pode variar muito. Por exemplo, as keywords “Coaching” ou “Seguro” tem valores bem mais altos. Voltando ao nosso exemplo de quanto custa anunciar no Google Adwords(Ads) para as melhores praias do RJ lá no Acre, podemos voltar para a pesquisa no Google Trends e ver o volume de pesquisas para a keyword “Praia no Acre” (já que não tem o suficiente sobre “Praias do Rio de Janeiro”).
Sabendo de onde vem a maior parte de pesquisas, focamos lá para reduzir o montante do quanto custa anunciar no Google para um pequeno nicho!
Percebemos que as pessoas que pesquisam por “Praias” pesquisam, também, por “Lima, Capital do Perú”. Pode ser uma ideia interessante juntar os dois. Como seria um assunto relacionado ao que você atua hoje que poderia se juntar aos seus anúncios e melhorar o quanto custa anunciar no Google Adwords? Outro dado importante é que a cidade do Rio Branco é única que tem um volume expressivo de pesquisas.
Não sabemos qual o motivo subjetivo disso, mas sabemos (objetivamente) que Rio Branco é o lugar que tem mais pesquisas sobre “Praias”. Logo, o valor do quanto custa anunciar no Google Adwords para o Rio Branco é ainda menor.
Logo, foca seu anúncio no Rio Branco, mas na pessoa certa… (próximo tópico)
CTR: Economizando Ainda Mais!
CTR significa “Click Through Rate” ou “Taxa de Cliques”. É a quantidade de pessoas que visualizam seu anúncio pela quantidade de pessoas que clicam nele. A CTR ajuda o Google a melhorar o targeting do seu anúncio para públicos específicos e também te ajuda a reduzir o quanto custa anunciar no Google Adwords. Por exemplo, se você quer anunciar um serviço de gatos para amantes de cachorros, talvez você force a barra e pague caro para eles clicarem, entende?
Com quantos amantes de cachorro se tem 1 clique em gatos?
Se você anuncia um serviço de gatos para amantes de gatos, o quanto custa anunciar no Google será muito mais chamativo (R$). Usaremos isso para otimizar seus custos e fazer seus clientes clicarem mais. Primeiro, pensando no exemplo das praias do RJ, você pode focar seu público na idade das pessoas que normalmente viajam bastante. Vamos supor 25~45 anos. Pensa que, talvez, hajam muitos adolescentes pesquisando viagens sem, de fato, fazerem a viagem.
Cada pesquisa que não gere clique, aumenta o quanto custa anunciar no Google.
Okay, estamos num caminho bem legal sobre entender quanto custa anunciar no Google Adwords(Ads). Agora vamos te dar uma mega sugestão. Lá no Google Ads, onde você irá preparar sua campanha, você poderá fazer tipos diferentes de anúncios com mesmo objetivo. Mudam apenas uma ou outra palavra em cada e vou te explicar porque.
Prepare 30 títulos de anúncios e use apenas 3.
O título é a chamada matadora para seu anúncio, interferindo no quanto custa para anunciar no Google. Prepare pensando, exatamente, no que o seu cliente deseja e chamando atenção dele. Falamos de 30 títulos para exercitar sua mente a testar novos e novos títulos. Depois que preparar seus 30, selecione apenas 3 e use-os. O Google irá te mostrar resultados diferentes e, pouco a pouco, você perceberá o quanto pode economizar…
Falando em economia, vamos para um (MAIS UM) tópico sobre como economizar no valor de quanto custa anunciar no Google Adwords…
Cauda Longa, Cauda Curta, Caldeirão do Huck
O que fizemos no tópico anterior foi especificar nossa audiência, aumentando a precisão e melhorando a conversão de visualizações em cliques para reduzir o quanto custa anunciar no Google Adwords. Uma forma bem similar é optando por palavras de cauda longa, principalmente se você é o tipo de pessoa que fala “Quero anunciar minha empresa no Google”.
Qual Tamanho da Cauda Escolher, reduzindo quanto custa para anunciar no Google?
Entenda cauda como sendo a concatenação de palavras. Pense numa corrente de ferro. Cada conexão da corrente é como uma palavra nas nossas caudas de keywords. Palavras com poucas caudas como “Praia” possuem alto tráfego de pesquisa, mas são genéricas e possuem um público muito pulverizado (espalhado), reduzindo o valor do quanto custa para anunciar no Google, mas aumentando a quantidade de pessoas alcançadas.
“Praias do Rio de Janeiro”, por outro lado, é uma cauda longa
Caudas longas tem nicho mais fechado, ou seja, possuem um público mais específico e mais propenso a comprar, reduzindo o custo do quanto custa anunciar no Google. Além disso, pelo fato das grandes empresas focarem no maior número de pessoas em seus anúncios, muitas palavras de cauda longa ficam à disposição (e com baixo custo) para serem utilizadas. Se você é uma agência de Turismo gigantesca que está no Brasil inteiro, então alguém que pesquise Praia é do seu interesse.
Se seu produto é específico, então uma cauda longa é essencial
Então, vamos lá:
- Cauda Curta: 1~3 Palavras. “Praia”, “Praias RJ”, “Google Adwords”.
- Cauda Longa: 3+ Palavras. “Quero Anunciar Minha Empresa no Google”, “Qual o Preço do Sanduíche de Presunto em SP?”, “Vestidos de Casamento Para Noivas Que Acham Que Serão Pedidas Em Breve” (Gigante essa, hein?)
- Caldeirão do Huck: nada é certo. Pesquise o volume, entenda o CPC e, então, decida em qual focar. Uma mistura das estratégias é o ideal.
Qual Preço Final do Meu Anúncio?
Vamos na prática agora para te mostrar um caso real de um anúncio criado para encontrar uma pessoa específica e o valor exato de quanto custa para anunciar no Google. Vamos supor que queremos encontrar a futura esposa lá do começo do artigo. Para facilitar, vamos supor que sabemos que ela mora em Rio Branco lá no Acre e que adora (e pesquisa muito!) sobre a Carmen Steffens!
Por sorte, os anúncios da Carmen Steffens lá no Acre são baratos
Os valores do quanto custa para anunciar no Google pra Carmen em outras regiões passam dos R$10. Porém, vamos preparar nosso anúncio para ser colocado em Rio Branco. Colocando de modo simples, teríamos 1600 impressões (visualizações) por mês e 220 pessoas clicariam em nosso anúncio sobre Carmen Steffens. Dessa forma, segundo os dados do Google Adwords, teríamos um CTR de 14% e custo total de R$210. Agora vem sua criatividade.
14% das pessoas que virem o anúncio irão clicar,
como você pode garantir que a pessoa que você quer atingir está nesse grupo? Nossa sugestão é continuar com uma verba para anúncios constantes, sempre tendo em mente quanto custa para anunciar no Google. Se você repete “quero anunciar minha empresa no Google” e testa por apenas um mês, então talvez não seja o suficiente para encontrar todos os seus potenciais clientes. Porém, percebe que conseguimos atingir 14% das pessoas que procuram pela Carmen Steffens?
O segredo de saber quanto custa anunciar no Google é otimização.
Não é sobre a maior quantidade de pessoas, é sobre as pessoas certas. Imagine o efeito contagiante que seria, no seu anúncio, um vídeo se declarando para sua noiva (ou falando do quão magnífico é seu produto). Sabe, as pessoas costumam ficar próximas de quem tem interesses similares. Se alguém que gosta de Brownie vir um vídeo seu sobre Brownie, ela falará para outras pessoas sobre o vídeo, melhorando indiretamente o seu ROI sobre quanto custa para anunciar no Google. Da mesma forma, se a pessoa que você procura conhece outras que gostem da Carmen Steffens, já sabe onde isso vai chegar, correto?
Com um anúncio magnífico, tudo acabará em um encantador casamento com muitos brownies!
Afinal, o boca a boca tem poder, mas anunciar acelera o processo, mesmo que aumente o quanto custa para anunciar no Google. Falando nisso, o que achou deste artigo? Se esse artigo fosse um Brownie, seria um Brownie daqueles bem suculentos que você compartilharia com os amigos? Então faz isso agora e retribui o carinho!
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